quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Os quadriláteros e os pentaminós

O ensino dos quadriláteros na geometria plana, foi possível explorar também os pentaminós, envolvendo aulas com a utilização de jogos eletrônicos (tetris); jogos educativos com o preenchimento do quadrado de 8x8, no total de 64 unidades; os retângulos de 4x15, 5x12, 6x10 num total de 60 unidades cada;
 as figuras que se forma com as 12 peças dos pentaminós,e em especial os desenhos com o uso de réguas para quadricular e montar os jogos e figuras no caderno de desenho, para registrar as atividades desenvolvidas na Sala de Recursos neste ano de 2011.

A pesquisa na Internet foi um momento de obter muitas novidades a respeito deste jopgo. Pois até então tinha pouca informação a esse respeito, ou seja, tinha apenas o tabuleiro com o jogo de quebra-cabeça no quadrado de 8x8 e algumas atividades descritas no livro de matemática do 6º ano, p. 265 de Mori, Iracema. Matemática: idéias e desafios, 6º ano / Iracema Mori, Dulce Satiko Onaga, -- 15ª ed. Reform. – São Paulo : Saraiva, 2009. Neste livro, o caderno do Professor traz um breve relato sobre os pentaminós, e uma curiosidade em relação a formação do quadrado com os quatro quadrados em descoberto em qualquer posição no tabuleiro com a estimativa de mais de 100 mil soluções diferentes para este jogo.

Porém foi na Internet, pesquisando sobre os pentaminós, que descobrimos muitas outras formas de trabalhar com eles, como explorar, de formas diferenciadas, o conteúdo de perímetros e áreas, os jogos para a formação de figuras com as dos pentaminós, e muitos outros.

O tema se tornou tão interessante, que demorou para dar por encerrado este conteúdo e dar continuidade ao ensino dos quadriláteros. Então começou por formar os quadrados com o uso de palitos de sorvete presos nas pontas com percevejos, a partir daí foi possível levá-los a observação de que o quadrado possui quatro lados iguais, quatro vértices que se formam nos cantos, ou seja, no encontro de duas retas, os quatro ângulos.

Depois usando a mesma formação do quadrado, ao girar a figura, observou-se a figura do losango, que quando “achatado” o quadrado muda de posição e forma o losango que se diferencia pela observação da formação dos ângulos.

Com uma folha de papel “A4”, que tem a formação de retângulo, foi recortada com os dedos e feito a dobradura para tirar deste retângulo um quadrado e poder explora o eixo de simetria.

A próxima figura geométrica plana a ser explorada foi o trapézio, iniciando com a formação dos mosaicos que temos na Sala de Recurso, sendo estes desenhados também em papel colorido para os alunos estarem recortando-os e fazendo colagens em forma de desenhos em folhas em branco.

O estudo dos quadriláteros termina com a exploração do paralelogramo presente no jogo do tangram.



Lenair

2 comentários:

Minhas paixões disse...

Eu sou WANDERSON estudo na sala de recurso e também nós estamos aprendendo fazer os pentaminós e descobri que eles tem 5 quadrados, e também tem formato de letras ,é fomado por jogos de quebra cabeça, ajuda no desenvolvimento cognitivo e também para desenvolver na aula de matemática .

Minhas paixões disse...

Eu sou CBC, tenho 13 anos, frequento a Sala de Recursos desde 2007, gosto de estudar, jogar bola, matematica. Na Sala de Recursos gosto de fazer desenho com uso de régua, fazer pentaminós, jogar no computador, jogo de dominó , caça palavras e ler.
Postado por Minhas paixões às 06:31